1º Comunicado da Frente de Combate às Opressões da OAZ

23470496

O sistema capitalista, suas organizações e constructos sociais têm sistematicamente e historicamente colaborado para manutenção do modelo de exploração do homem pelo homem em todos os âmbitos.

Não diferem dessa lógica, as ditas “opressões de minoria”, um termo que não contempla a realidade dos grupos que busca representar, uma vez que o todo, na verdade é maioria (e em sua maioria, é a própria classe trabalhadora). Tendo em vista a construção social das estruturas de opressão que existem na sociedade, sabemos o quanto a reprodução desses discursos atende a vontade dos senhores, separando a classe trabalhadora, seja quando não há um debate de desconstrução entre nossos pares ou quando mesmo sabendo dos problemas estruturais de opressão, não tomamos as devidas providências para problematização e tomada de consciência de privilégios e desconstruções. Por vezes, dentro das próprias lutas, há a secundarização ou até mesmo o silenciamentos das pautas de opressão.

Isso é prejudicial para classe trabalhadora, pois se estamos na busca de outra sociedade, precisamos entender todas as estruturas de opressão da sociedade atual (e a forma como elas agem nos indivíduos) para traçar estratégias na luta diária pela desconstrução.

Nós da Organização Anarquista Zabelê, repudiamos todo e qualquer ato de opressão de gênero, racismo e lgbtfobia. Acreditamos que tais pautas precisam ser debatidas em todos os espaços e desconstruídas para caminharmos com mais força, coletivo e horizontalmente, para a transformação radical da sociedade. Não negamos que em algum momento podemos falhar, mas não nos retiramos dessa caminhada de desconstrução e destruição de privilégios e continuaremos firmes para romper com essas estruturas.

Contra toda forma de opressão!

Frente de Combate às Opressões da Organização Anarquista Zabelê – OAZ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s